A Declaração

Clique aqui para acessar a Declaração.

O que é?
tjcc5A Declaração para a melhoria da atenção ao câncer no Brasil foi criada por mais de 50 entidades de oncologia e traz as principais demandas do segmento, que devem ser olhadas e trabalhadas pelo governo com urgência.

Metodologia
Em todas as discussões dos painéis do "1º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer" haviam jornalistas anotando tudo o que era falado. A partir dessas anotações, os membros do TJCC construíram em conjunto o documento, que é dividido em 5 pilares (prevenção, diagnóstico, tratamento, cuidados paliativos e gestão).

Após essa primeira etapa, a Declaração ficou em consulta pública por um mês (de abril a maio de 2015) para que toda a sociedade pudesse enviar as suas sugestões e garantirmos que de fato o documento estaria contemplando os principais pontos e que todos os stakeholders se sentissem representados por ele. Centenas de entidades enviaram as suas sugestões, que foram avaliadas e incorporadas ao documento.

Importante ressaltar que a Declaração toma como base todas as leis e portarias existentes para o câncer, além do Política Nacional de Atenção Oncológica.


Entrega da Declaração


Em junho de 2015 a Declaração foi entregue para os órgãos governamentais que deverão ser responsáveis pelas melhorias sugeridas no documento, como Ministério da Saúde, Anvisa, CONEP, Conitec, Secretaria do Estado de São Paulo, Conselho Nacional de Saúde, Frente Parlamentar do Câncer, Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisa Clínica, ANS, entre outros.

A partir da entrega, o Conselho consultivo do TJCC passou a monitorar as ações do governo e avanços da declaração por meio de um plano de ação de advocacy trabalhado mensalmente pelos membros.



Acompanhe aqui o
MONITORAMENTO DA DECLARAÇÃO




Bookmark and Share
Faça parte do movimento TJCC
© 2016 Movimento Todos Juntos Contra o Câncer | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela equipe ABRALE