O QUE É O MOVIMENTO TODOS JUNTOS CONTRA O CÂNCER (TJCC)

membros do conselho consultivo do TJCC em ação

tjcc5Cenário do Brasil

O Brasil vem sofrendo mudanças relevantes em seu perfil demográfico e epidemiológico, consequência, entre outros fatores, do processo de urbanização, da industrialização e dos avanços da ciência e da tecnologia. A essas novas caraterísticas da sociedade brasileira, unem-se a mudança nos hábitos e estilos de vida e a exposição a fatores de risco próprios do mundo contemporâneo.

A mudança demográfica, com consequente envelhecimento da população, associada à transformação nas relações entre as pessoas e o ambiente, acarretaram alterações importantes no perfil de morbimortalidade, diminuindo a ocorrência das doenças infectocontagiosas e colocando as doenças crônico-degenerativas no centro de atenção. O câncer é atualmente a segunda principal causa de morte no país, e estimam-se que serão
600 mil diagnósticos de câncer até o final de 2016.



O Movimento

Para o sistema de saúde se aperfeiçoar e atender a toda essa demanda, garantindo o acesso, cobertura e efetividade na área da Oncologia, é necessária, além da atuação do governo, a participação de diversos interlocutores, tais como usuários, médicos e outros trabalhadores da área da saúde, estabelecimentos de saúde, pesquisadores, órgãos de controle, mídia, entre outros.

Observando o esforço fragmentado e a existência de inúmeras entidades e instituições estruturadas para dar apoio, oferecer assistência e defender os direitos das pessoas com câncer, além das diversas demandas apontadas pelos pacientes, familiares, médicos e profissionais de saúde, a Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, vislumbrou uma iniciativa inovadora com o objetivo de aproximar os interessados do segmento. Para tal, propôs uma agenda colaborativa visando influenciar as políticas de saúde na área de oncologia e acelerar a promoção da saúde, a prevenção, o acesso ao tratamento e cuidados paliativos às pessoas com câncer no Brasil.


Metodologia

A proposta inicial para se iniciar uma colaboração mais ampla foi a co-organização do 1o Congresso “Todos Juntos Contra o Câncer”. Foram convidados importantes lideranças e instituições de oncologia do Brasil para elaborarem em conjunto múltiplos painéis de debate e proporcionarem intenso aprendizado e capacitação. Foram apresentados modelos que obtiveram impacto, exemplos de trabalhos em rede, e também abordadas soluções de engajamento coletivo, advocacy e direitos do paciente com câncer.

O congresso estimulou discussões e gerou maior comprometimento e 
engajamento na luta contra a doença em diferentes formatos. Foi uma oportunidade importante para conhecer iniciativas dos diversos atores que tem suas atividades envolvidas com o tratamento, bem estar e cura de pessoas com câncer. Isto gerou diversas parcerias entre os líderes e maior visibilidade do que está sendo feito no país. Houve sinergia entre diferentes focos de trabalho e conhecimentos, e o congresso provocou quebra de paradigmas, estimulando múltiplos olhares e saberes.


A Declaração

Além dos diversos benefícios diretos gerados para todos os profissionais, empreendedores, ativistas, gestores e líderes que estão envolvidos diariamente na busca da cura do câncer, o principal objetivo do evento foi elaborar conjuntamente a Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil, documento direcionado aos órgãos do governo, apontando as ações prioritárias para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no país. O documento também pretende ser um instrumento de monitoramento dos avanços na área da Oncologia, ao propor ações para ampliar a efetividade das políticas de saúde, tanto no âmbito público quanto privado, e afirmar o compromisso de acompanhar seus reais desdobramentos.

Dando continuidade à iniciativa, anualmente será realizado um Congresso Todos Juntos contra o Câncer, oportunidade na qual serão apresentados os avanços e aprofundados os temas abordados na presente declaração. Além disso, os membros do conselho consultivo do TJCC se reúnem uma vez ao mês para definir as estratégias de advocacy e plano de ação do movimento, sempre com base na Declaração.

Acreditamos que o movimento irá ampliar o acesso dos pacientes com câncer em todos os segmentos da sociedade

12670481 10209440348595641 7108571983101294031 n








   

Bookmark and Share
Faça parte do movimento TJCC
© 2016 Movimento Todos Juntos Contra o Câncer | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela equipe ABRALE