eixo promocao

Prevenir o câncer é a principal maneira de se obter benefícios no que diz respeito à qualidade de vida. O objetivo da intitulada “prevenção primária” é impedir que a doença se desenvolva, o que inclui a adoção de hábitos saudáveis no cotidiano, evitando a exposição às principais substâncias causadoras do câncer. Para isso, busca-se a conscientização individual, por meio de ações em todo o país, que visam informar a importância da atividade física, alimentação saudável, do combate ao tabagismo e redução ao consumo de álcool. 

eixo diagnostico

Estudos comprovam que identificar o câncer ainda no estágio inicial aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento, incluindo a cura. É muito importante que sejam tomadas medidas individuais e coletivas que permitam a detecção rápida e precoce, por meio de exames de qualidade, além da intervenção imediata e efetiva da doença. 

eixo tratamento

Com os avanços da ciência, hoje existem diferentes opções de tratamento para os diversos tipos de câncer. Ele pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, transplante de medula óssea, medicamentos de suporte e implantação de órteses e próteses, com o objetivo de trazer ao indivíduo a recuperação da saúde e a redução da progressão e complicações mais graves da doença já sintomática. Em muitos casos, será necessário combinar mais de uma destas modalidades e, em todos deles, de atendimento especializado.  

eixo cuidados paliativos

É preciso desmistificar a ideia que cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade. Seu principal conceito é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento. A humanização notratamento está justamente na maneira como a equipe avalia e aplica o plano terapêutico nos campos emocional, físico, social e até mesmo espiritual, afinal, todas essas áreas devem estar em harmonia para que o paciente se sinta bem.

eixo gestao

Esta é uma palavra com amplas definições, e na Saúde o significado fundamental é garantir a excelência no tratamento para todos. Mas a realidade atual é outra. Não são incomuns as notícias sobre equipamentos de ponta sem uso, hospitais sem leitos, falta de profissionais especializados, evidências gritantes de inaptidão gerencial. Porém, com uma gestão de qualidade, é possível contornar a crise em que vivemos hoje e aplicar de forma correta, não só a verba destinada para a pasta, como também o conhecimento necessário para que tanto o setor público, quanto o privado, caminhem com sucesso.
Bookmark and Share
Faça parte do movimento TJCC
© 2016 Movimento Todos Juntos Contra o Câncer | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela equipe ABRALE