Ex-ministro da Saúde agora é Conselheiro Estratégico do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

Nesta entrevista exclusiva para Roberto Souza, jornalista membro do Comitê Estratégico do TJCC, Dr. José Gomes Temporão fala sobre a Saúde no Brasil e a importância de movimentos sociais como este.

Qual a sua opinião sobre a iniciativa do Movimento TJCC?

Temporão: Penso ser uma iniciativa louvável por vários motivos. Em primeiro lugar, surge da sociedade e das representações de profissionais, da academia e de defesa dos direitos dos pacientes. Em segundo por propor a ser um movimento cultural, de mobilização e informação. Por fim por não excluir ninguém, todos são bem-vindos a esse esforço pelo direito à saúde.

Qual o benefício que os pacientes podem ter com o TJCC?

Temporão: O mais importante é o acesso à informação e no processo de mobilização construir uma consciência individual e coletiva da importância de governo e sociedade trabalharem juntos na superação das deficiências, buscando a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade.

E para os profissionais da área da saúde, principalmente os médicos?

Temporão: É um novo espaço que se soma aos demais do campo técnico-científico e das políticas públicas.

Na sua opinião, para conseguir acesso a tratamentos mais eficazes é necessária a união de todos os envolvidos?

Temporão: Sem dúvida. Mas sem abrir mão dos princípios éticos e de defender soluções custo-efetivas que garantam governabilidade ao sistema de saúde.

Qual o papel do presidente do Comitê?

Temporão: Principalmente ouvir, mobilizar e garantir que o entusiasmo e compromisso público que orientaram a proposta desde o seu início, se mantenham.


Fonte: TJCC

*imagem ilustrativa

Bookmark and Share
Faça parte do movimento TJCC
© 2016 Movimento Todos Juntos Contra o Câncer | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela equipe ABRALE