topo site congresso 2017


Dia 27 de Setembro
 
legenda salas
 

08h00 - 08h30

  • Credenciamento

    Chegue cedo, evite filas!

08h30 - 10h30

  • Acesso ao tratamento e parcerias público privadas
    Hospital Albert Einstein

    Hospital Albert Einstein
  • Educação para ampliar e conscientizar o alcance da Oncologia
    Abrale

    Abrale
  • Dificuldades na aplicação do direito fundamental à saúde e suas consequências - o caso da Judicialização
    Abrale e Patri

    Resumo

    A Constituição de 1988, transformou a saúde em direito fundamental e para efetivá-lo instituiu um sistema público, universal e descentralizado, o Sistema Único de Saúde - SUS. Esse Sistema, considerado um avanço sanitário sem precedentes no mundo, sempre foi alvo de inúmeras controvérsias, especialmente no que se refere a sustentabilidade na garantia da universalidade e integralidade. Com mais de 200 milhões de cidadãos, num território continental e os abismos sociais existentes, o SUS sofre com a limitação de recursos e a ineficiência da gestão. Como reflexo, em nome da garantia do direito fundamental à saúde, o Poder Judiciário tem assumido protagonismo na realização do acesso à medicamentos, insumos e procedimentos médicos para os cidadãos que o procuram, a chamada judicialização. O problema é que tal lógica desestabiliza o Sistema e gera profundas dificuldades de gestão dos recursos, além de, em alguns casos, acentuar as desigualdades, já que só no último ano foram gastos R$ 1,6 bilhão, pelo Ministério da Saúde com demandas judiciais. É unanimidade que não cabe ao Judiciário conduzir as políticas de saúde, mas também não se pode furtar às violações contra o fundamental direito à saúde. Quais ações podem ser implementadas para reequilíbrio do Sistema? E quais os limites do sistema para realização do direito à saúde? Essas são questões relevantes e que devem ser enfrentadas para sobrevivência do SUS.

    Moderador

    Em breve
    Em breve

    Palestrantes


    Dra. Elida Graziane Pinto

    Procuradora do Ministério Público de Contas (titular da 2ª Procuradoria), formada em Direito pela  UFMG e em Administração Pública pela Escola de Governo “Professor Paulo Neves de Carvalho".


    Dr. David Uip

    Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, médico infectologista brasileiro, ex-diretor-executivo do Incor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.


    Dr. Angelo Maiolino

    Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Clinica Médica - Hematologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Diretoria da ABHH.


    Dr. Maria Inez Pordeus Gadelha

    Chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde. Médica, pela Universidade Federal da Paraíba, com residência médica em Oncologia Clínica, no Instituto Nacional do Câncer (Inca).


    Dra. Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi

    Juíza de Direito da 13ª Vara da Fazenda Pública.


    Dr. Alan Skorkowski

    Advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2008. Especialista em Direito Civil e Direito do Consumidor pela EPD - Escola Paulista de Direito. Professor Assistente da Rede LFG de ensino.

    Organizador

    logo abrale


  • Tema a definir
    A.C.Camargo Cancer Center

    A.C.Camargo Cancer Center

10h30 - 11h00

  • Coffee-break e Networking

    Aproveite esse momento para visitar a área dos estandes

11h00 - 13h00

  • Os Benefícios da Pesquisa e da Inovação Científica em Oncologia Para os Pacientes Com Câncer
    LACOG

    Resumo

    Os membros e convidados do LACOG discutem neste painel, os Benefícios da Pesquisa e da Inovação Científica em Oncologia Para os Pacientes Com Câncer, desde refletir sobre a situação da epidemia do câncer, até descrever os benefícios e maneiras de se conduzir um estudo clínico no Brasil. Para isso, a abordagem irá permear a visão de investigação em nosso país, o impacto da implementação da Sociedade Americana do Câncer, formas de obtenção de recursos de fomento à pesquisa e ainda um relato de um paciente que participou de pesquisa em câncer.

    Moderador

    Carlos Barrios
    Diretor Executivo do LACOG. Professor do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS

    Palestrantes


    Gustavo Werutsky

    Presidente do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e Preceptor de Oncologia Médica no Hospital Universitário São Lucas da PUCRS em Porto Alegre, Brasil


    Fernanda Schwyter

    Fernanda Schwyter é Psicóloga Clínica com especialização em Família e Adolescente, pelo Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo


    Fabio Franke

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995),Residência Médica em Oncologia Clínica (1999) pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição -RS


    Bob Chapman

    Faz parte da American Cancer Society há 17 anos, sendo nomeado recentemente para liderar o portfólio Global de Alianças e Desenvolvimento fora dos EUA, incluindo a Global Relay For Life, a maior arrecadação do mundo.

    Organizador

    logo LACOG


  • REDOME e TMO
    Fundação do Câncer

    Fundação do Câncer
  • Câncer de Mama - acesso e tratamento
    FEMAMA

    FEMAMA
  • Tema a definir
    Hospital LeForte

    Hospital LeForte

13h00 - 13h15

  • Intervalo

    Preparação das salas

13h15 - 14h45

  • Palestra Satélite - Biossimilares - vencendo as barreiras de acesso
    Libbs

    Libbs
  • Palestra Satélite - Câncer metastático
    Pfizer

    Pfizer
  • Palestra Satélite - Tema a definir
    Shire


14h45 - 15h00

  • Networking

    Aproveite esse momento para visitar a área dos estandes

15h00 - 17h00

  • ATS: Sustentabilidade do Sistema e garantia de acesso aos tratamentos eficazes em oncologia
    Abrale

    Resumo

    ATS é um processo multidisciplinar, que resume informações sobre as questões médicas, sociais, econômicas e éticas relacionadas ao uso de uma determinada tecnologia em saúde, de forma sistemática, transparente, imparcial e robusta. O painel propõe analisar a realidade brasileira da avaliação e incorporação de tecnologias em saúde sob a perspectiva dos diversos atores envolvidos no processo e indicar caminhos que garantam o acesso às tecnologias essenciais à oncologia.

    Moderador

    Em breve
    Em breve

    Palestrantes


    Dra. Belinda Simões Pinto

    Hematologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), professora e pesquisadora do CTC (Centro de Terapia Celular) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo


    Dr. Leandro Pinheiro Safatle

    Secretario Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) da AMVISA, economista pela Universidade de Brasília (UNB) e da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Governo Federal desde 2011


    Dr. Pedro Bernardo

    Diretor de Acesso da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA), graduou-se em Economia pela Faculdade Candido Mendes no Rio de Janeiro e fez MBA em Direito Econômico a Fundação Getúlio Vargas.


    Dr. João Carapinha

    Mestre em políticas econômicas e finanças e Doutor em direito e políticas públicas pela Northeastern University in Boston, integra, ainda a Harvard Business School e a Organização Mundial da Saúde.


    Dra. Karla Santa Cruz Coelho

    Médica, Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, professora-adjunta de Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


    Dr. Andre Cezar Medici

    É administrador pela FGV, mestre em economia na UNICAMP e doutor em História Econômica pela USP, além de cursos de especialização em seguridade social na Universidade de Harvard.

    Organizador

    logo abrale


  • Indicadores de Oncologia - Onde estamos e como avançaremos
    Abrale

    Abrale
  • Prevenção primária
    ACT

    ACT
  • Saúde da mulher
    Instituto Oncoguia

    Instituto Oncoguia

17h00 - 17h30

  • Intervalo

    Preparação das salas

17h30 - 18h00

  • Considerações finais


18h00

  • Palestra de Encerramento

    O valor espiritual da Vida

Bookmark and Share
Faça parte do movimento TJCC
© 2016 Movimento Todos Juntos Contra o Câncer | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela equipe ABRALE